Foto: Reprodução
A pouco mais de quatro meses para as eleições municipais de 2024, alguns dos mais tradicionais partidos políticos travam ruidosas brigas internas. A edição do Jornal Autenticidade desta semana mostra como as motivações para as rusgas variam desde disputa por poder e influência até jogos de alianças eleitorais a nível local e estadual.
No caso do MDB, o epicentro da crise é um conflito entre o ex- prefeito Daltro Fiuza e presidente diretório do partido municipal com o deputado estadual Marcio Fernandes, o racha no núcleo do partido começou depois que o deputado participou de uma reunião isolada para definir apoio a atual prefeita de Sidrolândia Vanda Camilo, logo após de veicular em alguns veículos de comunicação a articulação politica do deputado estadual. O ex-prefeito se manifesta em nota.
O deputado Marcio Fernandes depois de veiculado a Nota Pública do presidente do diretório do (MDB) Daltro Fiuza, nos meios de comunicação se manifestou novamente em uma entrevista por telefone há um site local.
” O partido não será irresponsável e validar uma aventura, que leve a uma nova impugnação eleitoral.” diz Marcio em entrevista
Em entrevista ao Jornal Autenticidade o deputado Marcio Fernandes demostrou uma certa magoa com o ex- prefeito Daltro Fiuza por não apoia-lo para deputado estadual, pedindo para reportagem perguntar para filha do ex- prefeito Cristina Fiuza que atualmente é vereadora pelo (MDB) em Sidrolândia, quem foi que a vereadora e seu pai apoiaram nas eleições federais.
”Ele está completamente enganado quando acha que a Executiva Estadual não tem o poder de interferir e até destituir o diretório formado no município se for a vontade da maioria, como foi manifestada pelos membros por unanimidade. E vou mais além quando o Presidente do MDB local quiser falar de partido a primeira posição deverá ser de apoio aos candidatos do partido dele que é o MDB! Pergunta a ele e sua filha vereadora da cidade, quem foi o Deputado Estadual que eles dois apoiaram?” -Marcio Fernandes
Quando questionado se o presidente do diretório municipal Daltro Fiuza e os vereadores eleitos pelo (MDB) Cristiana Fiuza e Adavilton Brandão foram convidados para a reunião, ele é breve.
”Com relação a Executiva Estadual e quem eles convidam para as reuniões, apenas o presidente Waldemir Moka pode te responder ou então o presidente de honra, ex-governador André Puccinelli. Na reunião estavam os principais lideres do MDB-MS e seus presidentes.” finaliza o deputado
A reportagem do Jornal Autenticidade entrou em contato com o ex- governador André Puccinelli, ate o final desta edição não tivemos retorno, a redação não conseguiu contado com o atual presidente diretório estadual Waldemir Moka, também não recebemos retorno do ex- prefeito e presidente do diretório municipal Daltro Fiuza.