Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 19 de abril de 2024
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Pesquisadores apresentam resultados da safra em 8 municípios de Mato Grosso do Sul

 Pesquisadores da Fundação MS vão percorrer oito cidades de Mato Grosso do Sul para apresentar, aos produtores rurais e profissionais do agro, os principais resultados da safra de soja 2022/2023, de cada região. Rio Brilhante, Maracaju, Ponta Porã, Naviraí, Dourados, Anaurilândia, Ivinhema e São Gabriel do Oeste, estão na rota dos cientistas, que iniciarão a jornada dia 3 de maio.

“Durante todo o ciclo da soja a Fundação MS instalou e conduziu diversos experimentos, avaliando o desenvolvimento das plantas e sua resposta a cada tratamento, assim como as pragas e doenças que as atingiram. Ainda verificamos os manejos adequados para cada região, e o intuito agora é apresentar essas informações aos agricultores, para que transformem esses dados, em informações precisas e prontas para serem utilizadas pelo produtor. Em cada município que passarmos, apresentaremos informações ligadas àquela região”, explica o pesquisador, da Fundação MS, Dr. André Lourenção.

Segundo o presidente da Fundação MS, Luciano Muzzi Mendes, essa etapa de difusão dos resultados é tão importante quanto o acompanhamento da safra. “Informação faz toda a diferença no desenvolvimento de uma safra. E uma das missões da Fundação MS é dividir essas informações com quem está na ponta, buscando soluções baseadas na ciência. Não há espaço para testes, ou para que o produtor fique testando novos materiais disponíveis no mercado, para isso existe a pesquisa, existe a Fundação MS, que já levará as informações prontas para serem aplicadas”, destaca.

Durante a Apresentação de Resultados da Fundação MS, sobre a safra de soja 2022/2023, haverá uma programação técnica, voltada para a realidade daqueles municípios e região. O Dr. Douglas Castilho Gitti abordará o manejo da adubação na cultura da soja para altas produtividades, em seguida o mestre João Paulo Oliveira falará aos produtores rurais sobre a performance produtiva de cultivares de soja no Centro-Sul do MS. O Dr. Luciano Del Bem Júnior ficará a cargo de apresentar o manejo de pragas e plantas daninhas na cultura da soja e, por fim, a Dra. Ana Claudia Ruschel Mochko, argumentará sobre a sanidade, do plantio à colheita.

O evento é gratuito e para participar o produtor rural deve apenas comparecer ao local, na data e horário agendado. As informações são da Fundação MS.

Confira abaixo a agenda da Apresentação de Resultados, com os respectivos municípios:

– 3 de maio, em Rio Brilhante

Das 7h30 às 12h, no Sindicato Rural de Rio Brilhante

– 4 de maio, em Maracaju

Das 7h30 às 12h, na Câmara Municipal de Maracaju

– 5 de maio, em Ponta Porã

Das 7h30 às 12h, local a definir

– 9 de maio, em Naviraí

Das 7h30 às 12h, na Arec Copasul

– 12 de maio, em Dourados

Das 7h30 às 12h, na Expoagro

– 29 de maio, em Anaurilândia

Das 7h30 às 12h, no Sindicato Rural de Anaurilândia

– 30 de maio, em Ivinhema

Das 7h30 às 12h, no Sindicato Rural de Ivinhema

– 2 de junho, em São Gabriel do Oeste

Das 7h30 às 12h, local a definir

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.