Arquivo
Às vésperas das eleições municipais, a prefeita Vanda Camilo, (PP), enfrenta desgaste em sua gestão por corrupção envolvendo seus secretariados nomeados. O Grupo Especial de Combate à Corrupção (Gecoc) e o Grupo (GECO) de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado na manha de ontem (03), terceira fase da Operação Tromper, que investiga esquema de corrupção na Prefeitura de Sidrolândia, prendeu Marcus Vinicius, uma das 8 pessoas presas preventivamente. Vinicius foi nomeado por Vanda como chefe de Divisão de Compras e Licitação, mesmo respondendo processos por suspeita de corrupção enquanto atuava na SAD (Secretaria de Estado de Administração)
Além do chefe de Divisão de Compras e Licitação, o vereador de Campo Grande e ex-secretário de Fazenda de Sidrolândia, Claudinho Serra (PSDB),que também é genro da prefeita, acusado de ser o mentor das fraudes em contratos milionários na Prefeitura de Sidrolândia. É o que aponta a investigação do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul).
No ano de 2019, Marcus Vinicius foi acusado sob suspeita de envolvimento na contratação de empresas de serviços de limpeza para o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul. Ele continua enfrentando processos judiciais em decorrência das denúncias feitas pelo MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul).
Apesar disso, em julho de 2021, Marcus Vinicius foi nomeado por Vanda. Anteriormente, ele já havia sido investigado por supostas irregularidades em licitações enquanto era funcionário público em Jardim, entre os anos de 2009 e 2010.
Empresa contratada pelo HRMS foi investigada por suposto desvio de dinheiro
A Neoline Produtos e Serviços Hospitalares, empresa que forneceu reagentes para o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), estava sob investigação por suspeita de desvio de R$ 6,3 milhões. Esse montante corresponde à soma de dois contratos firmados a partir de licitação que levantaram suspeitas de fraude.
A denúncia que originou a ação partiu do Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul. Atualmente, a Neoline agora é conhecida como Novos Ciclos Produtos e Equipamentos para Saúde Ltda e seus representantes são Luiz Antônio Moreira de Souza e Michela Ximenes Castello.
Além disso, a empresa mantém parceria com a Lab Pack do Brasil Produtos Hospitalares, cujos representantes são Carlos Almeida de Araújo e Mauro Raupp Estrela.
Os processos de licitação datam de 2016, enquanto a ação civil por improbidade administrativa teve início em 2019. Após quatro anos de investigação, a Controladoria-Geral do Estado solicitou o compartilhamento das provas referentes ao caso.
Conforme o Estado, o objetivo da requisição é permitir que a Controladoria-Geral do Estado conduza sua análise e apure, em um procedimento próprio, possíveis responsabilidades da empresa Neoline Produtos e Serviços Hospitalares Ltda.
Assim, o juiz Marcelo Ivo de Oliveira autorizou o envio das provas à Controladoria-Geral. O processo completo foi encaminhado à corregedora-geral do Estado, Luciana da Cunha Araújo Matos de Oliveira.
Confira a lista de presos na Operação Tromper:
- Cláudio Jordão de Almeida Serra Filho (Claudinho Serra);
- Carmo Name Júnior;
- Ueverton da Silva Macedo;
- Ricardo José Rocamora Alves;
- Milton Matheus Paiva Matos;
- Ana Cláudia Alves Flores;
- Marcus Vinícius Rossentini de Andrade Costa;
- Thiago Rodrigues Alves.
A operação também cumpriu 28 mandados de busca e apreensão, incluindo nos endereços dos oito réus que foram alvos de prisão. Confira:
1) Cláudio Jordão de Almeida Serra Filho;
2) Carmo Name Júnior;
3) Ueverton da Silva Macedo;
4) Ricardo José Rocamora Alves;
5) Milton Matheus Paiva Matos;
6) Ana Cláudia Alves Flores;
7) Marcus Vinícius Rossentini de Andrade Costa;
8) Thiago Rodrigues Alves;
9) Luiz Gustavo Justiniano Marcondes;
10 Jacqueline Mendonça Leiria;
11) MP Assessoria e Consultoria e Serviços Ltda;
12) Rafael Soares Rodrigues;
13) Paulo Vítor Famea;
14) Heberton Mendonça da Silva;
15) Roger William Thompson Teixeira de Andrade;
16) Roberta de Souza;
17) Valdemir Santos Monção;
18) Cleiton Nonato Correia;
19) GC Obras de Pavimentação Asfáltica Ltda;
20) Edmilson Rosa;
21) Ar Pavimentação e Sinalização;
22) Fernanda Regina Saltareli;
23) CGS Construtora e Serviços;
24) Izaquel de Souza Diniz (Gabriel Auto Car);
25) Yuri Morais Caetano;
26) Maxilaine Dias de Oliveira (pessoa física);
27) Maxilaine Dias de Oliveira LTDA (pessoa jurídica);
28) Jânio José Silvério.