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Mato Grosso do Sul, 19 de junho de 2024
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Inclusão do ramal Campo Grande-Ponta Porã na relicitação da Malha Oeste será discutida em Sidrolândia dia 31 de maio

Os encontros públicos são promovidos pelo deputado estadual Pedrossian Neto (PSD)

Foto: Rafael Brites

A inclusão do ramal Campo Grande-Ponta Porã, nos estudos sobre a relicitação da Malha Oeste, será discutida em Sidrolândia no dia 31 de maio, a partir das 18h, no Sindicato Rural da cidade.

Os encontros públicos são promovidos pelo deputado estadual Pedrossian Neto (PSD), em parceria com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

A prefeita Vanda Camilo e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ademir Osiro, anunciaram a parceria com o parlamentar estadual, já que há grande interesse do município.

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, bem com os prefeitos e vereadores das cidades envolvidas diretamente no projeto, foram convidados para os encontros públicos.

Esta é a primeira vez em anos que um deputado leva às cidades do Estado reuniões públicas, para a população do interior ter a oportunidade de participar diretamente dos debates.

Estudos da ANTT

Assim que a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) apresentou os estudos para a nova concessão, o deputado demonstrou preocupação quanto à exclusão do ramal. A princípio, o ramal a ser relicitado é o que liga Corumbá (MS) a Mairinque (SP).

Pedrossian Neto já levou o assunto e o pleito ao conhecimento dos diretores da ANTT, nas ocasiões em que foram feitas audiências em Campo Grande e em Brasília. “Eles [ANTT] estão falando que, em 2035, seriam 200 mil toneladas [de produção a serem transportadas]. Mas o volume de grãos na safra de 2022, só de soja, foi de 13 milhões de toneladas”, cita o deputado.

Além disso, Maracaju é o centro de produção de soja de MS, dado que é importante para a defesa do ramal Campo Grande/Ponta Porã. “Faz mais sentido quem está em Maracaju, que é o centro produtor de soja de Mato Grosso do Sul, ir de caminhão até Mairinque, ao invés de usar a ferrovia?”, questiona o parlamentar.

Pedrossian Neto insiste que o estudo de demanda seja reaberto, para incluir o real cenário de produção de MS e, desta forma, verificar a viabilidade da inclusão do ramal no projeto de relicitação, por parte da ANTT.

Esse e outros pontos da nova concessão serão discutidos nas três audiências em Sidrolândia, Maracaju e Ponta Porã.

Por entender que a decisão de agora afetará o futuro do desenvolvimento do Estado, sobretudo destes municípios, o deputado convida os moradores para participarem das reuniões públicas.

Esta é a primeira vez em anos que um deputado leva às cidades do Estado reuniões públicas, para a população do interior ter a oportunidade de participar diretamente dos debates.

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