Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 13 de janeiro de 2025
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Fraude em contratos milionários leva vereador Claudio Serra à prisão

O Secretário de Educação de Sidrolândia, Rafael Rodrigues, esta entre um dos 28 alvos com mandado de busca e apreensão da 3ª fase da Operação Tromper

Foto: MS Notícias

O vereador de Campo Grande e ex-secretário municipal de Fazenda de Sidrolândia Claudinho Serra (PSDB) foi preso nesta quarta-feira (3) por suspeitas de esquema de corrupção, mandado de prisão autorizado pela Justiça, durante a terceira fase da Operação Tromper. Além do genro da prefeita Vanda Camilo (PP), A Operação Tromper cumpre mais sete mandados de prisão e 28 de busca e apreensão pelos desvios na prefeitura municipal.

O Secretário de Educação de Sidrolândia, Rafael Rodrigues, esta entre um dos 28 alvos com mandado de busca e apreensão da 3ª fase da Operação Tromper, que apura suspeita de fraude em licitações.

Claudinho Serra , foi preso pela manhã em sua residência , que fica localizada no residencial de luxo Damha III em Campo Grande, na nova fase da operação contra a corrupção no município. Ele é um dos alvos de prisão da operação, comandada pelo Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção) com apoio do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e da Polícia Cívil, que apura corrupção na prefeitura de Sidrolândia.

Claudinho assumiu, inicialmente, uma das cadeiras da Câmara Municipal de Campo Grande no dia 23 de maio do ano passado. Ele era suplente do parlamentar professor João Rocha (PP), que se licenciou do cargo de vereador para assumir a secretaria de Governo da Prefeitura da Capital. Com a volta de Rocha para Câmara, Rocha assumiu em março deste ano a vaga de Ademir Santana, que saiu para atuar na campanha eleitoral, assumindo o cargo de coordenação da campanha a prefeito do deputado federal Beto Pereira (PSDB).Além de Serra foram presos um homem identificado como Milton Matos, e de Ueverton da Silva Macedo, o Frescura, apontado como líder do esquema que desencadeou a Operação Tromper e já havia sido preso.

Operação Tromper

Conforme as investigações do Grupo Especial do Ministério Público, a existência de uma organização criminosa especializada em fraudes em licitações e contratos administrativos ficou evidenciada nas apurações, que tem como alvo a Prefeitura de Sidrolândia.

Ainda, entre as ações da organização, o GECOC cita a prática do pagamento de propina feitos a agentes públicos municipais, além da identificação de um “braço” do esquema que envolvia atuação no ramo de engenharia e pavimentação asfáltica.

Também, o Ministério Público aponta que os contratos já identificados e objetos da investigação alcançam o montante aproximado de R$ 15.000.000,00.

Nas etapas iniciais da Operação Tromper, os agentes conduziram uma averiguação sobre atos ilícitos na administração pública de Sidrolândia. Foi constatada, de acordo com o Gecoc, uma espécie de conluio entre empresas que concorreram em processos licitatórios e celebraram acordos para prestação de serviços com a Prefeitura local, os quais totalizam quantias vultosas.

Conforme as investigações continuaram, também se averiguou a presença de um grupo criminoso focado em fraudes em concorrências e desvio de recursos públicos, além do suborno a servidores públicos, inclusive em troca de informações confidenciais do governo municipal.

Claudinho Serra, membro do legislativo de Campo Grande, é casado com a filha da prefeita Vanda Camilo, que representa o Partido Progressista (PP) na cidade.

A equipe de reportagem tentou se comunicar com a assessoria do vereador Claudinho Serra via WhatsApp, a edição aguarda retorno. Também tentamos contato com assessoria do Presidente da Câmara Municipal de Campo Grande até o final desta edição não recebemos retorno.

Por nota a prefeitura de Sidrolândia se manifesta

Nota de Esclarecimento
A Prefeitura Municipal de Sidrolândia vem a público esclarecer sobre a Operação “Tromper”, deflagrada na manhã desta quarta-feira (03/04) pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS).
A Prefeitura informa que está acompanhando de perto o andamento da operação e que está à disposição das autoridades para colaborar com as investigações, fornecendo todas as informações e documentos solicitados.
A administração municipal reitera seu compromisso com a transparência e a lisura dos atos públicos.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.