Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 12 de julho de 2024
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Fenômeno: eclipse solar híbrido, mais raro, poderá ser visto nesta semana

Do Brasil, não será possível a visualização, mas haverá transmissão ao vivo

Crédito: Pexels

Eclipses solares ocorrem quando a Lua se coloca exatamente entre o Sol e a Terra, fazendo com que o cone de sombra do nosso planeta incida sobre uma certa região. Seu ciclo de ocorrência já era conhecido pelos babilônicos há 3 mil anos. Considerado mais raro, um eclipse solar híbrido (uma mistura de total com anular, à medida que a sombra da Lua se move pela superfície da Terra) está previsto para esta quinta-feira, 20.

O fenômeno será visível do Pacífico Sul. De acordo com o site In the Sky, a Lua passará em frente ao Sol, criando um eclipse solar híbrido (total/anular) visível do oeste da Austrália, Timor Leste e leste da Indonésia entre 22h36 e 3h59 (horário de Brasília). Do Brasil, não será possível a visualização, mas haverá transmissão ao vivo.

Ainda de acordo com a Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa), além de parte da Indonésia e da Austrália, o eclipse solar híbrido poderá ser visto de Papua-Nova Guiné. Em áreas do Sudeste Asiático, outras partes da Austrália, Malásia, Filipinas, Nova Zelândia e Micronésia, a visibilidade será parcial.

Conforme o site Space.com, os eclipses solares híbridos acontecem apenas algumas vezes por século. Em média, uma vez a cada dez anos. Sua última ocorrência foi em 2013 e a próxima aparição está prevista para 2031.

Eclipse solar híbrido

– Começa na quarta-feira às 22h36 (horário de Brasília), que será quinta-feira (1h36 UTC).

– Termina na quinta-feira às 3h59 (horário de Brasília), que será quinta-feira (6h59 UTC).

– Como o eclipse solar híbrido não poderá ser visto no Brasil, a opção é acompanhar o fenômeno por meio de transmissões ao vivo gratuitas. Em razão do fuso horário, elas estão programadas para começarem ainda na noite de quarta-feira, 19.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.