Divulgação
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) realizou nesta ultima segunda-feira (16) em todo país, ações em alusão ao Dia da Soberania Alimentar. Em Mato Grosso do Sul, a data foi celebrada em forma de diálogo produtivo entre representantes do Governo Federal e produtores acampados e assentados de todo o Estado.
A iniciativa se estendeu por toda a manhã de ontem, na sede da superintendência regional do INCRA/MS, em Campo Grande.
A jornada com o tema “Por Terra e Comida de Verdade para o Povo”, estabeleceu como foco novos assentamentos para as famílias acampadas e promover políticas públicas para a produção de alimentos. Participaram do encontro, representantes do MST de todo Mato Grosso do Sul, os Superintendentes Regionais da Conab, Aguinaldo Moraes Dias, do MDA, Marina Nunes Viana e do INCRA/MS, Paulinho Roberto.
“A retomada das vistorias para aquisição de área, a retomada do fornecimento de cestas básicas, a desburocratização do acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o incentivo da política de preço mínimo dos produtos, são algumas das demandas de trabalho em comum, entre movimento e órgãos federais, que estamos caminhando a passos largos para realização”, enfatizou Paulinho Roberto.
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e a retomada do Programa Nacional de Educação e Reforma Agrária (Pronera), agilidade no cadastramento, também foram citados.