Foto: Wagner Guimarães
Os deputados estaduais Paulo Corrêa (PSDB) e Zeca do PT irão representar o Poder Legislativo de Mato Grosso do Sul no 3º Fórum sobre a Rota Bioceânica, que será realizado na Província de Salta, na Argentina, nos dias 13 e 14 deste mês. A designação consta no Ato 311/2023, publicado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gerson Claro (PP), no Diário Oficial da Casa de Leis desta terça-feira (4). Durante o evento, devem ser discutidos temas ligados à logística e transporte, comércio, obras públicas e procedimentos fronteiriços.
Em razão da agenda, Zeca do PT e Paulo Corrêa ficarão ausentes do Estado e do País no período de 12 a 14 de abril, segundo informa o Ato. A participação no evento dos dois parlamentares, assim como de outras autoridades de Mato Grosso do Sul, deve-se à importância central do Estado no projeto da Rota Bioceânica. Com a concretização do empreendimento, Mato Grosso do Sul se posiciona como hub logístico, isto é, um ponto estratégico para exportação à Ásia e para distribuição de produtos importados do mercado asiático.
No Fórum, os participantes deverão tratar sobre comércio, logística, transportes, obras e procedimentos fronteiriços. Devem ser realizadas rodadas de negócios com a participação de representantes do Brasil, da Argentina, do Chile e do Paraguai.
Frente Parlamentar
Devido à importância do projeto, a Assembleia Legislativa instituiu, por meio do Ato 04/2023, publicado pela Mesa Diretora no Diário Oficial do dia 23 de fevereiro, a Frente Parlamentar para o Acompanhamento da Implantação da Rota Bioceânica. O grupo é coordenado pelo deputado Zeca do PT e conta com a participação de vários parlamentares. A Frente objetiva “acompanhar os investimentos e ações para implantação da Rota Bioceânica, bem como, propor e discutir as políticas públicas relacionadas a este projeto”.
Evento realizado na Assembleia tratou sobre a Rota Bioceânica
1º Fórum “A Integração dos Municípios do Corredor Bioceânico”
Nos dias 26 e 27 de 2022, a Assembleia Legislativa sediou o 1º Fórum “A Integração dos Municípios do Corredor Bioceânico”. No evento, foram realizados painéis com especialistas, empresários e autoridades dos quatro países para a discussão de transporte rodoviário, ferroviário, exportações e importações,oportunidades de investimentos, portos, mineração, turismo, entre outras pautas de relevância aos quatros países que compõem a Rota.
A cobertura do Fórum, as definições e documentos do evento estão reunidos em página multimídia, desenvolvida pela Comunicação Institucional da ALEMS. Para acessar a página, clique aqui.