Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 20 de abril de 2024
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Com o Governo presente, Festa da Linguiça mantém laço entre cultura e agro e fortalece tradição regional

Eduardo Riedel participou do evento e reafirmou a importância da Festa da Linguiça para a cultura de Mato Grosso do Sul.

Fotos: Saul Schramm

Uma das festividades mais tradicionais de Mato Grosso do Sul começou oficialmente na noite desta sexta-feira (28): é a 27ª edição da Festa da Linguiça de Maracaju, evento que leva milhares de pessoas para o município, um dos principais polos do agronegócio brasileiro e que chama a atenção também por esse item gastronômico.

O governador Eduardo Riedel participou do evento e reafirmou a importância da Festa da Linguiça para a cultura de Mato Grosso do Sul. “É um evento especial, de resgate de toda nossa cultura, após uma pandemia que deixou muita gente isolada. A festa faz parte da nossa história e volta com força total”, destaca Riedel.

“Vai ser um grande evento e o Estado sempre será parceiro”, completa o governador, uma das várias autoridades que discursaram ao público. Com o início nesta sexta, o evento segue até segunda-feira (1°), com shows, atividades culturais e gastronomia regional.

O prefeito de Maracaju, Marcos Calderan, deu ênfase a tradição da produção de linguiça nas fazendas sul-mato-grossenses. “Além da cultura tem a filantropia, pois a renda é revertida para projetos e entidades. A parceira do Governo do Estado é fundamental”.

Fundador do Rotary Club de Maracaju, que organiza a festa, Mário Aniz foi homenageado na abertura do evento. “São 52 anos de criação do Rotary e o senhor Mário Aniz é uma figura emblemática. Me lembro até hoje de muitas conversas que tivemos e muitos conselhos recebidos”, disse Eduardo Riedel durante a homenagem.

Com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, a dupla Munhoz e Mariano abriu a festa nesta sexta, com show gratuito. Já neste sábado (29) haverá um almoço e a noite show da dupla Gian e Giovani. No domingo (30), o show é de Yasmin Santos. O evento será encerrado com o tradicional almoço , na segunda-feira (1°).

História

A festa é uma dos maiores da gastronomia local, responsável por atrair milhares de visitantes, além de aquecer a economia local, oportuniza trabalhos temporários e dá visibilidade ao município, localizado no centro-sul do Estado.

Realizada no Parque de Exposições Libório Ferreira de Souza, a Festa da Linguiça tem neste ano a expectativa de reunir 25 mil pessoas nos quatro dias. A organização ainda espera vender 20 toneladas de linguiça nesse período.

Com características únicas, a linguiça de Maracaju deu origem à Festa da Linguiça que há 27 anos movimenta a economia do município e do Estado. Outro marco ocorreu no ano de 1997, quando a linguiça de Maracaju entrou para o anuário do Guinness Book como a maior linguiça do mundo feita de uma tripa única do boi. Ela tinha 31 metros.

No ano de 2016, uma nova conquista: o selo de Indicação Geográfica (IG) emitido pelo Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) garantiu à iguaria proteção contra falsificações de origem e produção, selando sua autenticidade.

A Festa

Criada em 1994, a Festa da Linguiça nasceu de um projeto do Rotary Club de Maracaju que buscava divulgar e valorizar a iguaria mais famosa da cidade. Os anos passaram e parcerias sendo firmadas, com isso o evento alcançou proporções internacionais, atraindo turistas de várias partes do Brasil e do exterior.

A parte gastronômica foi unida a outros atrativos como shows nacionais, exposição de veículos, máquinas e implementos, parque de diversões, artesanato, o que transformou a festa em um dos principais eventos turísticos de Mato Grosso do Sul.

A linguiça é preparada somente com carnes de primeira e temperada com ingredientes tradicionais misturados a itens curiosos, como o suco de ‘laranja azeda’, por exemplo, o que torna único o sabor dessa iguaria. O preparo é 100% sul-mato-grossense, criado por famílias que vieram do triângulo mineiro no intuito de conservar os cortes nobres, deixando os demais para o preparo do charque.

A 27º da Linguiça de Maracaju é organizada pelo Rotary Club de Maracaju e Casa da Amizade, com o apoio do Governo de Mato Grosso do Sul por meio da Fundação de Cultura. Também são parceiros a prefeitura local e a iniciativa privada.

O festival gastronômico tem caráter filantrópico e toda a renda é distribuída para as entidades socio-assistenciais do município. Entre as entidades beneficiadas esta o Hospital Soriano Corrêa da Silva e projetos sociais da PM (Polícia Militar).

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.