Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 21 de janeiro de 2025
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Claudinho Serra mandou tirar Portal da Transparência de Sidrolândia do ar para acobertar desvio de verbas

Gaeco interceptou conversa de Claudinho Serra com Carmo Name sobre esquema em Sidrolândia

Vereador de Campo Grande, Claudinho Serra, é considerado mentor do esquema criminoso (Foto/Arquivo)

O vereador e ex-secretário municipal de Fazenda de Sidrolândia Claudinho Serra (PSDB) determinou retirar Portal de Transparência de Sidrolândia do ar. Segundo a investigação do Gaeco (Grupo Especial de Combate à Corrupção), a manobra foi para encobrir o esquema sistêmico de desvio de recursos públicos “Claudinho Serra”, em conversa no WhatsApp, Carmo Name Júnior, ex-assessor de Claudinho e também alvo da operação, recebe informação sobre o procedimento para derrubar o portal de transparência. Ambos foram presos ontem na Operação Tromper. Ao subverter o sistema, conseguiram encobrir os pagamentos diários irregulares.

Segundo o Gaeco, a interferência dos investigados no sistema Portal de Transparência da Prefeitura Municipal de Sidrolândia foi um dos argumentos para justificar o pedido de mandado de prisão preventiva dos oito réus presos.

Em conversa interceptada em 20 de março de 2023, Claudinho Serra dá instruções a outro investigado: “Passa pro chefe aí que eu conversei com o cara lá em Campo Grande lá, é… ele faz sim, mas não apenas o lado das diárias, ele derruba todo portal da transparência da Prefeitura, vai aparecer a frase em manutenção, pelo prazo que a gente quiser, um dia, dois dia, três dia, quatro dia, mas é todo portal da transparência, tá, tem que derruba tudo, não tem mais como faze só os das diárias igual eu tentei fazer aquela vez”.

Conforme apontado na conversa entre os suspeitos, a intenção era retirar a página do portal para que não fossem inseridos novos dados, que encobrissem os valores que seriam pagos aos investigados.

Assim a resposta do “chefe” seria que o site seria removido por 15 dias. Consultado, o portal da transparência parecia estar “em manutenção”. Esse pedido foi enviada em 20 de março de 2023.

É, pode derrubar então, mandou deixar em manutenção uns dez dias ai, quinze dias, dá nada não, mas manda ele faze agora pra não entra essas diárias aí. Áudio enviado às 10:27:26 do dia 20/03/2023” – transcrição do áudio enviado por Carmo Name.

Dois meses depois, em maio, Claudinho Serra assumiu a cadeira na Câmara de Campo Grande e deixou o cargo de secretário municipal de Fazenda em Sidrolândia. Mesmo assim, ele continuaria com os esquemas criminosos, apontou a investigação.

“Os investigados Cláudio Serra Filho e Ricardo Rocamora Alves, embora o primeiro tenha deixado o cargo de secretário e o segundo tenha mandado de prisão, continuam atuando fraudulentamente nas licitações públicas da cidade de Sidrolândia por meio das laranjas e seus sócios, aumentando as licitações que juntos alcançam valores milionários”, diz trecho do documento.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.