Além da posse, ato serviu para o anúncio da chegada dos uniformes escolares (Fotos: Bruna Loschi)
Após escândalos de corrupção envolvendo o ex – secretario Rafael Soares Rodrigues, exonerado na data 04 de abril, publicada no Diário Oficial de Sidrolândia, por meio do Diário da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), a exoneração de Rafael Rodrigues, foi devido ele estar envolvido em esquema de corrupção no município. Além de Rafael outros três servidores municipais são alvos da Operação Tromper.
Em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (09), na sede administrativa da Seme, a prefeita de Sidrolândia, Wanda Camilo, empossou o professor Márcio da Silva Marqueti como novo secretário da Secretaria de Educação.
Márcio traz 28 anos de experiência educacional para seu novo cargo, trabalhando em salas de aula de escolas públicas e privadas e organizando diversos eventos públicos. O novo secretário tirou licença da direção da escola Estadual Catarina de Abreu para assumir a Seme.
Professor concursado pelo município desde 1995 e pelo estado desde 1997, afirma que a prioridade de suas atribuições na Secretaria é dar continuidade a projetos e desenvolver iniciativas para melhorar a qualidade do ensino e da formação de professores. “Vamos ter um período de adaptação para conhecer a estrutura da Secretaria e gradativamente implementando mudanças em consonância com as prioridades da gestão”, Ele enfatizou:
A prefeita Vanda Camilo mesmo com desgaste em sua gestão manifestou confiança que o novo secretário vai fazer um “trabalho de excelência”. Sua primeira missão será organizar a logística de distribuição e entrega dos uniformes para os 9.080 alunos matriculados nas escolas municipais e CMEIs.
Operação Tromper
Conforme as investigações do Grupo Especial do Ministério Público, a existência de uma organização criminosa especializada em fraudes em licitações e contratos administrativos ficou evidenciada nas apurações, que tem como alvo a Prefeitura de Sidrolândia.
Ainda, entre as ações da organização, o GECOC cita a prática do pagamento de propina feitos a agentes públicos municipais, além da identificação de um “braço” do esquema que envolvia atuação no ramo de engenharia e pavimentação asfáltica.
Também, o Ministério Público aponta que os contratos já identificados e objetos da investigação alcançam o montante aproximado de R$ 15.000.000,00.
Nas etapas iniciais da Operação Tromper, os agentes conduziram uma averiguação sobre atos ilícitos na administração pública de Sidrolândia. Foi constatada, de acordo com o Gecoc, uma espécie de conluio entre empresas que concorreram em processos licitatórios e celebraram acordos para prestação de serviços com a Prefeitura local, os quais totalizam quantias vultosas.
Conforme as investigações continuaram, também se averiguou a presença de um grupo criminoso focado em fraudes em concorrências e desvio de recursos públicos, além do suborno a servidores públicos, inclusive em troca de informações confidenciais do governo municipal.
Confira a lista dos presos na Operação Tromper:
- Cláudio Jordão de Almeida Serra Filho (Claudinho Serra);
- Carmo Name Júnior;
- Ueverton da Silva Macedo;
- Ricardo José Rocamora Alves;
- Milton Matheus Paiva Matos;
- Ana Cláudia Alves Flores;
- Marcus Vinícius Rossentini de Andrade Costa;
- Thiago Rodrigues Alves.
A operação também cumpriu 28 mandados de busca e apreensão, incluindo nos endereços dos oito réus que foram alvos de prisão.
Lista dos alvos de busca e apreensão na Operação Tromper:
- 1) Cláudio Jordão de Almeida Serra Filho;
- 2) Carmo Name Júnior;
- 3) Ueverton da Silva Macedo;
- 4) Ricardo José Rocamora Alves;
- 5) Milton Matheus Paiva Matos;
- 6) Ana Cláudia Alves Flores;
- 7) Marcus Vinícius Rossentini de Andrade Costa;
- 8) Thiago Rodrigues Alves;
- 9) Luiz Gustavo Justiniano Marcondes;
- 10 Jacqueline Mendonça Leiria;
- 11) MP Assessoria e Consultoria e Serviços Ltda;
- 12) Rafael Soares Rodrigues;
- 13) Paulo Vítor Famea;
- 14) Heberton Mendonça da Silva;
- 15) Roger William Thompson Teixeira de Andrade;
- 16) Roberta de Souza;
- 17) Valdemir Santos Monção;
- 18) Cleiton Nonato Correia;
- 19) GC Obras de Pavimentação Asfáltica Ltda;
- 20) Edmilson Rosa;
- 21) Ar Pavimentação e Sinalização;
- 22) Fernanda Regina Saltareli;
- 23) CGS Construtora e Serviços;
- 24) Izaquel de Souza Diniz (Gabriel Auto Car);
- 25) Yuri Morais Caetano;
- 26) Maxilaine Dias de Oliveira (pessoa física);
- 27) Maxilaine Dias de Oliveira LTDA (pessoa jurídica);
- 28) Jânio José Silvério.