Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 20 de abril de 2024
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Ação em shopping de Campo Grande orienta sobre o glaucoma no sábado

Evento nacional, 24 horas pelo glaucoma, acontece anualmente como forma de alerta para a doença

Depois de a pandemia de Covid-19 desacelerar o atendimento de oftalmologia principalmente na rede pública de saúde, os números voltam a subir. No primeiro trimestre de 2022, Mato Grosso do Sul realizou 6.755 exames para diagnóstico de glaucoma, aumento de 52% em relação a 2021.

Mato Grosso do Sul registrou o segundo melhor desempenho no período, entre os estados do Centro-Oeste, que teve média de 15% de aumento nos exames entre 2022 e 2021.

Os dados são do Ministério da Saúde, compilados pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), e querem chamar a atenção para casos de glaucoma, uma doença silenciosa e que pode levar à cegueira.

Para a oftalmologia, maio é o mês nacional de prevenção ao glaucoma, com realização de eventos em todo o país para conscientização da sociedade. Em 2023, o dia D de mobilização, chamado de 24 horas pelo glaucoma, será no dia 20 (sábado).

O movimento terá ação em Mato Grosso do Sul. Das 10h às 22h de 20 de maio, haverá uma campanha de orientação no Shopping Campo Grande. Sem a realização de exames, a ação vai dar orientações relacionadas ao glaucoma, distribuir panfletos e realizar indicações para consulta oftalmológica.

Em parceria com a prefeitura de Campo Grande, o monumento do obelisco, localizado na avenida Afonso Pena com a rua José Antônio, ficará verde por 15 dias, agem ao maio verde, de prevenção ao glaucoma.em apoio a causa.

Representante da Sociedade Brasileira de Glaucoma em Mato Grosso do Sul, o oftalmologista, Arthur Resende alerta para os cuidados com a doença. “Em muitos casos o glaucoma não provoca sintomas nos pacientes, que vão perdendo a visão aos poucos e demoram a perceber”, diz.

Devido a isso, o especialista recomenda a realização de exames de rotina a partir dos 35 anos e ao aparecimento de qualquer sintoma atípico, como pressão nos olhos.

Serviço
O que: 24 horas pelo Glaucoma
Quando: 20 de maio, das 10h às 22h
Onde: Shopping Campo Grande
Mais informações: www.24hpeloglaucoma.com.br

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.