Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 13 de abril de 2024
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

7 dicas para economizar nas compras nos mercados e atacarejos

Inflação alta é a principal vilã na hora de abastecer a despensa; saiba como fazer compras sem comprometer o orçamento do mês

A inflação dos alimentos tornou a tarefa de compras deste mês um desafio para muitos brasileiros. Segundo o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), desde o início da epidemia no Brasil, em fevereiro de 2020, o setor de alimentos e bebidas teve alta de 36,06%. Somente em 2022, o segmento crescerá 11,64%, ante 5,79% do IPCA. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esses itens responderam por 2,41 pontos percentuais de 5,79%, mais da metade da inflação acumulada no ano. A perspectiva para 2023, segundo economistas, é de que a inflação de alimentos e bebidas se aproxime do índice geral de preços, estimado entre 5% e 6%. Mesmo com a desaceleração da economia, no entanto, os economistas alertam que continuará sendo um período difícil com o aumento dos preços dos produtos.

Confira sete dicas para fazer escolhas certas na hora de comprar no supermercado e no atacado podem fazer a diferença, ajudando o consumidor a superar essa situação e garantir maior economia:

1 – Faça uma lista de compras

Listar todos os itens que se pretende comprar antes de sair de casa é fundamental para evitar gastos desnecessários com itens que já estão na despensa ou que não são indispensáveis. Se preferir, anote em uma folha de papel todos os produtos que vão acabando ao longo do mês, assim será mais difícil na hora de finalizar a lista para sair às compras.

2 – Determine um valor para gastar 

É muito mais fácil gastar em excesso quando não se tem um controle sobre o quanto se pode gastar. Por isso, tão importante quanto organizar a lista de compras é estabelecer um limite de gastos antes de ir ao mercado ou atacadista da sua preferência. Verifique as suas finanças antes de ir às compras e determine um valor. Atenha-se a esse valor e evite ceder às tentações (gastos desnecessários) para não comprometer o orçamento.   

3 – Confira a validade dos produtos 

Levar para casa produtos de baixa qualidade, pouca duração ou até mesmo já vencidos, fora do prazo de validade, aumentam as chances de desperdícios desnecessários e prejuízos para o orçamento familiar. Vale atentar aos dias em que são ofertadas promoções de hortifruti (ou FLV – sigla para “frutas, legumes e verduras”) e açougue, por exemplo, pois nestes dias os estoques nestas categorias são ainda maiores, com uma maior variedade de itens, e mais frescos.

4 – Dê preferência para compras em atacadistas ou atacarejos

Redes como o Fort Atacadista — com forte presença em vários estados brasileiros, principalmente em Mato Grosso do Sul, onde possui 10 unidades — costumam ter uma grande variedade de marcas e produtos, e por fazerem negociações mais robustas com os fabricantes, acabam conseguindo repassar preços mais baixos aos consumidores – sejam clientes finais, transformadores ou comerciantes. Muitos itens como os de categorias não perecíveis também valem ser garantidos em maior quantidade, mesmo para consumo pessoal (do lar), pois o preço para compras de atacado costuma ser ainda mais baixo.

5 – Atenção às promoções 

Além de um melhor custo-benefício frente aos varejistas tradicionais, o Fort Atacadista tem também diversas promoções e ofertas especiais, como, por exemplo, o “Dia F”, que ocorre sempre no primeiro sábado do mês. No “Dia F” todas as lojas da rede disponibilizam preços mais baixos em centenas de itens. Para as compras no Vuon Card, o cartão de crédito do Grupo Pereira, há descontos exclusivos e até 40 dias para pagar.

6 – Teste novos produtos 

Outra vantagem de comprar em lojas como o Fort Atacadista é a possibilidade de testar novos itens, já que esses estabelecimentos oferecem uma grande variedade de produtos e marcas, algumas exclusivas — que só vendem lá. Não tenha medo de experimentar, você pode se surpreender com a qualidade e sentir a diferença no bolso. Há marcas importadas exclusivas para molhos de tomate, massas, azeites, chocolates e vinhos que surpreendem em qualidade e sabor e com preços muito atrativos.

7 – Deixe as crianças em casa

Se para adultos é difícil resistir a tentação de comprar algo que não é fundamental, para os pequenos é muito mais; por isso, se for possível, na hora de ir às compras prefira deixar as crianças em casa, em especial as menores, pois elas ainda não possuem a capacidade de compreender certas situações — como fazer certas escolhas para economizar, por exemplo. 

Em Mato Grosso do Sul são dez unidades do Fort Atacadista: Loja Cafezais, Cônsul Assaf Trad, Coronel Antonino, Getúlio Vargas, Guanandi, Parati, Norte Sul Plaza, Tiradentes, Três Barras e União.

No site do Fort Atacadista estão todos os endereços, telefones e horários de funcionamento das lojas disponíveis em: www.fortatacadista.com.br/nossas-lojas/

Sobre a rede Fort Atacadista — Criada em 1999, com a abertura de sua primeira unidade na cidade de Joinville, em Santa Catarina, a rede Fort Atacadista é a bandeira de atacarejo do Grupo Pereira, um dos maiores varejistas de alimentos do Brasil. Com 52 unidades distribuídas nos estados de Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiás e no Distrito Federal, o Fort Atacadista se destaca pelos preços competitivos, pela excelência em produtos perecíveis e pela arquitetura moderna de suas lojas, que oferece layout planejado para facilitar a jornada de compra do cliente, além das facilidades de pagamento e benefícios oferecidos pelo Vuon Card, cartão de crédito próprio do grupo.

Fundado em 1962, em Santa Catarina, o Grupo Pereira é detentor ainda de redes de varejo alimentar, atacado de distribuição, farmácias e dois postos de combustível, além do braço financeiro Vuon e de logística Perlog. Com mais de 16 mil colaboradores, está presente nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste. Saiba mais em www.fortatacadista.com.br e www.grpereira.com.br.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.