Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 15 de abril de 2024
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

“Estou feliz”, diz Lula após cumprimentar Zanin no STF

Novo integrante da Suprema Corte tomou posse nesta quinta-feira (3/8). Solenidade contou com presença de autoridades e políticos

Posse do ministro Cristiano Zanin. – (crédito: Nelson Jr./SCO/STF)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, na saída do Supremo Tribunal Federal (STF), que “está feliz” com a posse do advogado Cristiano Zanin como novo ministro da Corte. A cerimônia ocorreu na tarde desta quinta-feira (3/8), em Brasília

O petista, porém, não fez mais comentários sobre o magistrado. A solenidade de posse também contou com a presença do vice-presidente, Geraldo Alckmin; do procurador-geral da República, Augusto Aras; dos presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, respectivamente; além de ministros, advogados, familiares e amigos.

A presidente do tribunal, ministra Rosa Weber, deu boas-vindas ao novo integrante e destacou a experiência dele para ocupar a cadeira na Suprema Corte. Com a posse, o magistrado já deve participar nesta sexta-feira (4) dos primeiros julgamentos do semestre no plenário virtual do STF.

A sessão virtual do Supremo desta sexta vai funcionar até 14 de agosto e há 154 processos no plenário e mais 91 para julgamento na Primeira Turma, da qual Zanin faz parte. Ele deve apresentar seus votos nos casos em que o ministro aposentado Ricardo Lewandowski não tenha votado.

À noite, o novo ministro do STF deve ir ao jantar de comemoração da posse, na sede da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), no Lago Sul, Brasília. O evento vai contar com a presença de juízes, políticos, ministros, amigos, familiares e autoridades. A imprensa não terá acesso à solenidade, mas poderá acompanhar de um espaço montado pelos organizadores na área externa no local.

Quem é Cristiano Zanin

Cristiano Zanin Martins tem 47 anos e ganhou notoriedade durante a atuação na defesa de Lula nos processos da Operação Lava-Jato. Natural de Piracicaba (SP), ele é formado em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e é especialista em litígios estratégicos e decisivos, empresariais ou criminais, nacionais e transnacionais. O advogado também mantém um escritório com a mulher, Valeska Teixeira Zanin Martins, com sedes em São Paulo e Brasília.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.