Fumaça sobe de prédios em meio a combates entre o Exército e forças paramilitares em Cartum, no SudãoREUTERS/Stringer/Khalid Abdelaziz e Nafisa Eltahir da Reuters Cartum
Antes do encerramento do prazo de 24 horas, tropas do governo e da força paramilitar RSF trocaram tiros e promoveram explosões nas ruas de Cartum e também das cidades de Omdurman e Bahri . A interrupção das hostilidades estava previsto para durar até às 18h de hoje no horário local (13 horas em Brasília).
Nesta quinta, tiros foram ouvidos em Bahri e moradores relataram confrontos a oeste de Omdurman, onde disseram que o Exército se moveu para bloquear a chegada de reforços da RSF, depois que ambos os lados violaram um cessar-fogo de 24 horas que disseram que respeitariam a partir de quarta-feira (19).
A RSF emitiu um comunicado dizendo que foi atacada em Omdurman e infligiu perdas ao Exército em resposta, incluindo o abate de dois helicópteros. A Reuters não pôde verificar de forma independente as alegações da RSF.
O Exército tem artilharia e aviões de combate e controla o acesso a Cartum. Parecia estar tentando cortar as rotas de abastecimento para os combatentes da RSF, disseram moradores e testemunhas. Milhares de pessoas estavam deixando a capital, com a maioria apta a passar, mas algumas pararam em postos de controle, segundo moradores e postagens nas redes sociais. headtopics.com