Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 15 de abril de 2024
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Lula chega a Xangai com Janja e é recepcionado por vice-chanceler da China

No sábado, Lula volta ao Brasil, mas fará uma parada em Abu Dhabi

(Crédito: Ricardo Stuckert / PR)

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pousou no aeroporto de Xangai pouco depois das 22 horas desta quarta-feira, 12, pelo horário local (já no fim manhã de quarta-feira de Brasília), e foi recepcionado pelo vice-ministro das Relações Exteriores da China, Xie Feng.

Lula, a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, e a ex-presidente da República Dilma Rousseff fizeram uma foto oficial com o ministro chinês e foram em seguida para o hotel.

Na quinta-feira, a agenda de Lula inclui a posse de Dilma como presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, o banco dos Brics, e a visita a uma fábrica da empresa de tecnologia Huawei.

O banco, com sede em Xangai, tem uma carteira de investimento de US$ 33 bilhões e foi criado em 2014, em uma reunião do grupo em Fortaleza.

Receita com exportação de carne bovina atinge US$ 709,4 milhões em março, diz Abrafrigo

A cerimônia de posse de Dilma está marcada para 11h10 da manhã da quinta-feira. Em seguida haverá um almoço na sede do banco e um pronunciamento conjunto de Dilma e Lula.

Na tarde da quinta, Lula vai visitar a fábrica da gigante de tecnologia chinesa Huawei. Ainda na agenda oficial, logo depois da visita, está prevista uma audiência com o secretário Geral do Partido comunista em Xangai e, no começo da noite, um jantar oferecido pelo Secretário Geral do Partido comunista.

Após o jantar, Lula embarca para Pequim, onde terá vários compromissos na sexta-feira. Pela manhã, com o líder do Parlamento da China e, à tarde, com o presidente Xi Jinping.

Os dois devem assinar uma série de acordos bilaterais. Há ainda a promessa de Lula de convidar o líder chinês para visitar o Brasil. Estão previstas a assinatura de mais de 20 acordos entre os dois países.

Lula deve dar declarações à imprensa às 20 horas da sexta-feira em Pequim (7 horas da manhã da sexta-feira no Brasil). No sábado, Lula volta ao Brasil, mas fará uma parada em Abu Dhabi, onde deve se reunir com fundos soberanos.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.