Lionel Messi com a camisa do Barcelona (Foto: JOSEP LAGO / AFP)
O Barcelona anunciou, nesta quinta-feira, o fechamento do negócio com a TP Vision, empresa responsável por desenvolvimento de aparelhos televisivos, para um novo patrocínio. Na manga de sua camisa, o clube blaugrana levará consigo o nome da TV Phillips Ambilight, carro-chefe de vendas e comercialização da empresa.
A diretoria não liberou os valores do contrato, mas o jornal local “Mundo Deportivo” detalhou alguns dos pagamentos. O Barça receberá 30 milhões de euros em três anos, em um contrato crescente: serão oito milhões no primeiro ano, dez no segundo e os doze restantes no terceiro. Há também a possibilidade de uma extensão da parceria por mais tempo, porém a eleição presidencial que acontecerá dentro de três anos, em 2026, deixou a continuidade do patrocínio em aberto.
Com mais uma injeção econômica, o Barça se aproximou dos 200 milhões necessários para se encaixar nas regras do Fair Play Financeiro e viabilizar, junto à La Liga, a contratação do astro Lionel Messi. 60% do valor já haviam sido liberados com o encerramento das atividades da Barça TV, produtora audiovisual própria do clube, e mais uma quantia também foi disponibilizada com o fim dos vínculos de Jordi Alba e Sergio Busquets, que deixam a Catalunha ao fim desta temporada.
Além disso, a conquista da La Liga também foi um importante aporte financeiro para os planos do presidente Joan Laporta. Lionel Messi tem propostas do futebol saudita e da MLS, mas já deixou manifesto ao corpo administrativo catalão que retornaria se houver a possibilidade e deve concretizar sua saída do PSG nas próximas semanas.