(crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)
Sorteados nesta quarta-feira (5/7), os confrontos das oitavas de final da Copa Libertadores, incluindo chaveamento até a decisão, foram estabelecidas em evento na sede da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), em Luque, no Paraguai. Para os 16 sobreviventes, basta se manter em sete jogos para conseguir levantar a taça, na grande final sediada no Rio de Janeiro.
Os seis clubes brasileiros classificados terão a companhia de quatro times argentinos, dois colombianos, um paraguaio, um uruguaio, um boliviano e um equatoriano. Com os cruzamentos confirmados, confira quem tende a ter a projeção mais fácil e mais difícil rumo à Glória Eterna, em 4 de novembro, no Maracanã.
Além de viver altos e baixos nas diferentes competições, o Furacão teve uma chave ingrata a partir das bolinhas. Não somente terá de enfrentar a altitude da capital boliviana, La Paz, mas um conceito distinto de um Bolívar pronto para aprontar na copa pela primeira vez desde 2014, quando tocou as semifinais. Mesmo se logra a classificação, teria rivais como Inter e River Plate nas quartas.
Atlético-MG e Palmeiras: se deram bem
O sorteio colocou os dois clubes mais fortes do lado esquerdo da figura geral do mata-mata em confronto nacional, o único da etapa. O Galo terá a chance de deixar a crise para trás e ter a vingança das últimas duas edições, onde parou no Palestra que, por sua vez, busca a revanche contra Felipão, algoz como técnico na semi de 2022, pelo Athletico. Ainda assim, mesmo se classificando, equipes como Independiente del Valle nas quartas de final e Boca Juniors, nas semifinais, são para ficar de olho.
Flamengo e Fluminense: se deram bem
A projeção é de um clássico carioca nas quartas de final com clima de semifinal antecipada, sendo os dois clubes mais fortes do lado direito do chaveamento, no atual instante. O Fla, volta a ter o Olimpia cara a cara, tendo eliminado os paraguaios uma e outra vez na história recente do campeonato. Por outro lado, o Flu tem um time limitado como rival, o Argentinos Juniors, com o qual é bom ter cuidado, mas fazendo o suficiente, é possível avançar, até com certa tranquilidade.
Internacional: se deu mal
Fechando a lista, o Colorado deverá apresentar evolução no nível apresentado em campo e terá, de cara, uma prova de fogo contra o River Plate. Se bem o time portenho não anda com o mesmo futebol da Era Marcelo Gallardo, ainda assim é o mais competente do futebol argentino, sendo virtual campeão nacional, em breve. Caso o time de Mano Menezes consiga superar esta missão, se tornará um favorito na reta final. Com as apresentações de momento, este cenário parece complicado.