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A transformação digital é cada vez mais essencial para a sobrevivência e o crescimento dos negócios. Entre as diversas ferramentas disponíveis, uma se destaca no comércio das pequenas empresas: o WhatsApp. Com sua simplicidade, alcance global e recursos adaptados às necessidades dos empreendedores, essa plataforma de mensagens instantâneas conquistou um lugar privilegiado no coração e nos smartphones dos empresários de Mato Grosso do Sul: o aplicativo é a principal ferramenta digital para realização de vendas, sendo mencionado por 79% dos donos de pequenos negócios.
Os dados são da pesquisa “Transformação Digital nos Pequenos Negócios”, de novembro de 2022. Para o analista-técnico do Sebrae/MS, Paulo Maciel, esse número reflete a popularidade do aplicativo entre os empreendedores, que encontram nele uma maneira rápida, direta e eficiente de se conectarem com seus clientes e concretizarem negócios.
“O WhatsApp, sem sombra de dúvidas, é uma rede social amplamente utilizada no dia a dia das pessoas. Se não for a mais popular, com certeza ela está entre as mais populares, então é natural que se torne um mecanismo de grande valia para os pequenos negócios. Tanto que a pesquisa revelou que quase 80% dos empresários entrevistados utilizam essa ferramenta para realizar negócios. O WhatsApp permite uma comunicação muito simples e direta entre a empresa e seus clientes”, afirmou Paulo Maciel.
O WhatsApp Business, por exemplo, oferece recursos específicos para as empresas, como a criação de um perfil comercial detalhado, a inclusão de catálogo de produtos e serviços, entre outras funcionalidades. Essas ferramentas disponibilizadas pelo aplicativo potencializam as chances de vendas e contribuem para o aumento do faturamento das empresas.
Ao mesmo tempo, a pesquisa revela que 38% das empresas utilizam as redes sociais para vendas, mostrando que, embora o WhatsApp seja líder, outras plataformas também desempenham um papel relevante no comércio digital. A combinação do WhatsApp com as redes sociais oferece aos pequenos negócios uma presença digital abrangente e estratégica, permitindo que eles alcancem e interajam com um número cada vez maior de consumidores, independentemente de sua localização geográfica.
Para a empreendedora Marianna Desiderio Coelho, proprietária da empresa CRU Sem Disfarces, de Campo Grande, o WhatsApp se tornou a principal forma de comunicação com os clientes. Ela utiliza a ferramenta associada às redes sociais, permitindo uma interação rápida e assertiva com os clientes.
“Como estratégia, utilizamos uma lista de transmissão de clientes, na qual a empresa compartilha conteúdos, promoções e realiza lançamentos exclusivos. Muitas vezes, as ações de relacionamento são primeiramente divulgadas no WhatsApp, sendo posteriormente compartilhadas no Instagram. Essa abordagem permite à empresa manter um controle organizado das mensagens, pedidos e encomendas, além de utilizar o WhatsApp como um canal direto com os clientes para a divulgação de promoções e lançamentos”, avaliou.
Apoio do Sebrae
Para os empreendedores que querem conhecer com mais profundidade as funções do aplicativo WhatsApp Business, o Sebrae/MS oferece o curso gratuito “WhatsApp Business e Perfil da Empresa no Google – chatbot”. A capacitação também fornece dicas sobre como oferecer um atendimento de qualidade através dessa plataforma. As inscrições para o curso podem ser realizadas na Loja do Sebrae MS. Mais informações aos empreendedores por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.