Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 20 de junho de 2024
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

WhatsApp é principal ferramenta digital para vendas nas empresas de Mato Grosso do Sul

Aplicativo é utilizado por 79% dos pequenos negócios com este objetivo, aponta pesquisa do Sebrae

Divulgação

A transformação digital é cada vez mais essencial para a sobrevivência e o crescimento dos negócios. Entre as diversas ferramentas disponíveis, uma se destaca no comércio das pequenas empresas: o WhatsApp. Com sua simplicidade, alcance global e recursos adaptados às necessidades dos empreendedores, essa plataforma de mensagens instantâneas conquistou um lugar privilegiado no coração e nos smartphones dos empresários de Mato Grosso do Sul: o aplicativo é a principal ferramenta digital para realização de vendas, sendo mencionado por 79% dos donos de pequenos negócios.

Os dados são da pesquisa “Transformação Digital nos Pequenos Negócios”, de novembro de 2022. Para o analista-técnico do Sebrae/MS, Paulo Maciel, esse número reflete a popularidade do aplicativo entre os empreendedores, que encontram nele uma maneira rápida, direta e eficiente de se conectarem com seus clientes e concretizarem negócios.

“O WhatsApp, sem sombra de dúvidas, é uma rede social amplamente utilizada no dia a dia das pessoas. Se não for a mais popular, com certeza ela está entre as mais populares, então é natural que se torne um mecanismo de grande valia para os pequenos negócios. Tanto que a pesquisa revelou que quase 80% dos empresários entrevistados utilizam essa ferramenta para realizar negócios. O WhatsApp permite uma comunicação muito simples e direta entre a empresa e seus clientes”, afirmou Paulo Maciel.

O WhatsApp Business, por exemplo, oferece recursos específicos para as empresas, como a criação de um perfil comercial detalhado, a inclusão de catálogo de produtos e serviços, entre outras funcionalidades. Essas ferramentas disponibilizadas pelo aplicativo potencializam as chances de vendas e contribuem para o aumento do faturamento das empresas.

Ao mesmo tempo, a pesquisa revela que 38% das empresas utilizam as redes sociais para vendas, mostrando que, embora o WhatsApp seja líder, outras plataformas também desempenham um papel relevante no comércio digital. A combinação do WhatsApp com as redes sociais oferece aos pequenos negócios uma presença digital abrangente e estratégica, permitindo que eles alcancem e interajam com um número cada vez maior de consumidores, independentemente de sua localização geográfica.

Para a empreendedora Marianna Desiderio Coelho, proprietária da empresa CRU Sem Disfarces, de Campo Grande, o WhatsApp se tornou a principal forma de comunicação com os clientes. Ela utiliza a ferramenta associada às redes sociais, permitindo uma interação rápida e assertiva com os clientes.

“Como estratégia, utilizamos uma lista de transmissão de clientes, na qual a empresa compartilha conteúdos, promoções e realiza lançamentos exclusivos. Muitas vezes, as ações de relacionamento são primeiramente divulgadas no WhatsApp, sendo posteriormente compartilhadas no Instagram. Essa abordagem permite à empresa manter um controle organizado das mensagens, pedidos e encomendas, além de utilizar o WhatsApp como um canal direto com os clientes para a divulgação de promoções e lançamentos”, avaliou.

Apoio do Sebrae

Para os empreendedores que querem conhecer com mais profundidade as funções do aplicativo WhatsApp Business, o Sebrae/MS oferece o curso gratuito “WhatsApp Business e Perfil da Empresa no Google – chatbot”. A capacitação também fornece dicas sobre como oferecer um atendimento de qualidade através dessa plataforma. As inscrições para o curso podem ser realizadas na Loja do Sebrae MS. Mais informações aos empreendedores por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.