Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 20 de abril de 2024
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Startup de Dourados auxilia empresas no desenvolvimento de soluções digitais

Com proposta inovadora, OkApp é único projeto sul-mato-grossense na segunda etapa do programa de aceleração InovAtiva, iniciativa do Sebrae e Governo Federal

Empreendedores apresentaram a OkApp no Solution Day organizado pelo Living Lab

À medida que as novas tecnologias se tornam mais presentes no cotidiano da população, também passam a desempenhar um papel fundamental no ambiente empresarial, contribuindo para tornar os processos mais eficientes e organizados. Com o objetivo de auxiliar empreendedores e iniciantes em programação a produzirem as próprias soluções digitais, João Renato Arceno e Patrick Vargas, proprietários da Ok Desenvolvimento de Software (OKDS), startup de Dourados, desenvolveram a OkApp, uma plataforma onde pessoas que têm pouca ou nenhuma expertise em desenvolvimento de softwares, podem criar as suas próprias aplicações. Com uma proposta inovadora, a OkApp, acompanhada pelo Sebrae/MS, por meio do Living Lab, tem se destacado na área e hoje é a única startup sul-mato-grossense na segunda etapa do programa de aceleração InovAtiva, iniciativa do Sebrae e Governo Federal.

A parceria entre João e Patrick começou em 2008, ainda na faculdade. A amizade se fortaleceu com o passar dos anos até se transformar em uma sociedade com o nascimento da Ok Desenvolvimentos de Software (OKDS), em 2013. Após receber uma proposta para gerenciar o desenvolvimento de um software na área de construção civil, João Renato identificou uma oportunidade de negócio e convidou o amigo para fazer parte do projeto. “O Patrick trabalhava com manutenção de computadores, já era autônomo, e eu havia empreendido algumas vezes informalmente. Quando recebi a proposta conversei com ele, para ver se tinha interesse de abrir uma empresa comigo e terceirizar o desenvolvimento deste software. Foi assim que criamos a OKDS”, relata João.

No mercado há 10 anos, a Ok Desenvolvimento de Softwares é uma empresa voltada para a implementação de soluções digitais e atende principalmente outros empreendedores dentro do nicho da agropecuária. Entre os projetos desenvolvidos por eles, está a OkApp, um spin off, como são chamadas as empresas derivadas e comandadas por uma outra maior, que tem o intuito de facilitar o processo de implementação de um sistema, para que qualquer pessoa com pouco ou nenhum contato com programação possa desenvolver a sua própria ferramenta.

João Renato Arceno, um dos sócios da Ok Desenvolvimento de Softwares (OKDS)

A OkApp é considerada uma plataforma “low-code”, nome dado às aplicações que exigem menos conhecimentos a respeito das linguagens de programação para o desenvolvimento de sistemas. Ela oferece uma interface intuitiva onde o usuário pode criar sua solução arrastando e soltando blocos. Ou seja, a proposta é estimular as pessoas a “botarem a mão na massa”, criando plataformas do zero, sem saber programar. Com o projeto, já atenderam a clientes de todo o Brasil.

“Nós estamos numa era em que a personalização dos sistemas é muito necessária, mas eles precisam ser adequados às empresas, e o OkApp pode ser a plataforma que vai levar essa transformação digital e democratizar o acesso a soluções digitais para as pequenas e médias empresas.”, afirma João.

Desenvolvimento do projeto

A inspiração para a criação da OkApp veio a partir de outra plataforma produzida pela empresa douradense. O “E-Laudo” é um aplicativo que ajuda na padronização de laudos, eliminando o papel e o retrabalho de passar informações do campo para o computador. Desenvolvido com o apoio do Living Lab, laboratório de inovação aberta e prototipagem do Sebrae/MS, o projeto participou da primeira edição do programa de aceleração “Five Weeks”, realizado pelo Sebrae em 2017. “Essa aceleração que a gente fez do E-Laudo, foi o que nos ajudou a procurar e entender melhor as necessidades e as solicitações dos clientes. Então, houve uma ajuda muito grande do Sebrae lá no começo, do que era E-Laudo e veio a se tornar o OkApp”, afirma João.

Com o passar do tempo e com um aumento na procura por empresas de outras áreas, João e Patrick perceberam a necessidade de reinventar o E-Laudo, investindo em uma aplicação que fosse mais versátil. “Nós víamos que muitas pessoas de outras áreas vinham nos procurar pedindo para que a gente inserisse ou adaptasse funcionalidades no E-Laudo, para que elas também fossem contempladas”, conta o empreendedor.

No desejo de atender os clientes que precisavam de um aplicativo que permitisse mais personalizações, surgiu a OkApp. Com a proposta inovadora, a empresa é a única sul-mato-grossense a ser aprovada para a segunda etapa do Programa InovAtiva, uma política pública que visa promover um conjunto de iniciativas de apoio ao ecossistema de empreendedorismo inovador no Brasil. Realizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e pelo Sebrae, com execução da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI) em co-execução em rede com Impact Hub e Associação Brasileira de Startups (Abstartups), a inciativa já contribuiu com o desenvolvimento de mais de duas mil startups de todo o Brasil.

Apoio a ideias inovadoras

Em 2016, o Sebrae/MS iniciou o Living Lab, laboratório que tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento de negócios inovadores. Desde a sua inauguração, cerca de 830 ideias já chegaram ao local. Nesse modelo, são criadas condições favoráveis para que empreendedores possam testar e validar seus projetos, além de receberem apoio e orientação especializada. O laboratório também promove a conexão entre mentores, investidores, universidades e empreendimentos nacionais e internacionais para que iniciativas possam surgir e prosperar, revelando uma nova geração de negócios e startups.

Para mais informações sobre as ações de inovação em Mato Grosso do Sul, os interessados podem acessar o portal do Living Lab, em www.livinglabms.com.br. O laboratório fica na Rua Brasil, 205, no bairro Monte Castelo em Campo Grande. Também é possível entrar em contato pela Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.