Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 19 de junho de 2024
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Cordelteca Itinerante estaciona em Dourados para lançamentos de dez cordéis infantis

Evento é gratuito e kits serão distribuídos para representantes da rede pública de ensino

A Literatura de Cordel, conhecida por ser uma das expressões artísticas mais populares do Nordeste do Brasil pede passagem pelas cidades de Mato Grosso do Sul por meio da produção artística de Aurineide Alencar.

Em 2019, a escritora e cordelista paraibana, que desde os anos 1990 adotou o estado como seu lar, colocou na estrada a sua Cordelteca Itinerante, uma Kombi vermelha que foi transformada para ser mais que um veículo, um espaço cultural que leva até os leitores um rico acervo de livros de cordéis. Hoje estão disponíveis ao público mais de 2 mil títulos, clássicos e contemporâneos de cordelistas de toda parte do Brasil. “A bordo da Cordelteca, pretendo visitar escolas, feiras e eventos literários em geral, na região e também em outros estados”, explica.

No próximo dia 27, às 19 horas, Aurineide estaciona sua Cordelteca Itinerante em Dourados para uma ocasião especial: o lançamento de 10 cordéis de sua autoria. Eles são histórias inéditas e também releituras de enredos familiares ao imaginário das crianças, escritas no estilo de cordel. São eles: Branca de Neve na Floresta, O Castelo Encantado, O Jardim da Princesa, A Bela Adormecida em Cordel, Rapunzel e a Torre, O Encantamento da Bruxa, A princesa e o Sapo, A fada Madrinha, O reino encantado de Gabriel e a Vida de Princesa.

Foram publicados 1.000 exemplares de cada título, totalizando dez mil livros. No dia do evento, eles serão distribuídos no formato de kits para cada uma das 83 escolas e CEIMS de Dourados. Cada unidade receberá quatro kits, que serão entregues aos responsáveis das unidades de ensino.

Durante o evento de lançamento, além das entregas dos livros, os visitantes poderão conhecer a Cordelteca Itinerante de pertinho, conferir seu acervo, assistir a leitura de cordéis e participar de um sarau cultural. Uma intérprete de Libras acompanhará as atrações. O lançamento é gratuito, aberto ao público e acontece na Casa Arandu, que fica na rua João Cândido da Câmara, s/n – Parque dos Ipês.

Essa ação faz parte do projeto Caravana Cultural de Cordéis – Cordelteca Itinerante em Dourados/MS, que foi incentivado pelo Fundo de Investimentos à Produção Artística e Cultural (FIP), e passou pelo 1º Festop – o Festival de Todos os Povos e também pela Escola Municipal Indigena Tengatui Marangatu (Aldeia Jaguapiru), Escola Municipal Indigena Araporã (Aldeia Bororó) e Escola Municipal Sócrates Câmara.

Serviço

Lançamento Cordéis – Cordelteca Itinerante

quando: 27 de maio, 19h

onde: Casa Arandu – rua João Cândido da Câmara, s/n – Parque dos Ipês

Evento gratuito e aberto ao público.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.