Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 19 de junho de 2024
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Controladoria-Geral e Secretaria de Educação lançam edição 2023 do projeto Estudantes no Controle

Nesta segunda-feira (5), a partir das 9h, no auditório da Receita Federal, será realizado o lançamento oficial das ações e também a nova identidade visual do Projeto.

Foto: Karla Tatiane, CGE-MS

O Estudantes no Controle tem o objetivo de promover a cidadania fiscal e a participação social, estimulando o reforço de valores éticos universais, fundamentais no enfrentamento da corrupção, por meio de ações práticas de exercício de cidadania ativa, para que os participantes assumam uma postura de protagonismo na escola, que se expressa no compromisso com a conservação do patrimônio público e com a disseminação de conhecimentos e práticas de participação e controle social nas suas comunidades.

Dessa forma, para comemorar a adesão histórica das unidades escolares, nesta segunda-feira (5), a partir das 9h, no auditório da Receita Federal, será realizado o lançamento oficial das ações e também a nova identidade visual do Projeto.

Na ocasião, ainda será realizada a apresentação cultural referente à segunda etapa do Estudantes do Controle, com os artistas do Teatro Imaginário Maracangalha com a peça “O Auto da Barca da Cidadania”, que trata sobre a importância do controle social nas ações do Poder Público. 

Esta etapa não é pontuável, mas eliminatória para quem não estiver presente. Durante todo o ano, as 58 escolas terão fases e ações a serem cumpridas conforme a programação estabelecida pela organização:

  • Auditoria Cívica: realização de atividade diagnóstica em diversos locais da escola, indicando os problemas encontrados – corresponde a 250 pontos e deve acontecer em junho;
  • Desafio: consiste no desenvolvimento de ações práticas que visam corrigir os problemas levantados na etapa anterior – corresponde até 550 pontos e está programada para execução em setembro;
  • Tarefa Especial: as equipes deverão desenvolver material com temática ligada ao trabalho desenvolvido pela CGE-MS, divulgando o mesmo no âmbito escolar – a pontuação pode chegar até 200 e a execução deve ser em agosto.

Para o controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo Girão de Arruda, o fortalecimento e a expansão do Projeto são frutos de um trabalho árduo e de equipe.

“Acompanhamos e sabemos o quanto os nossos servidores estão se dedicando ao sucesso e crescimento do Estudantes do Controle. Neste ano, a ampliação chegou a 58 escolas estaduais inscritas localizadas em 18 municípios. Então, temos a grata surpresa e convicção de que, a cada ano que passa, estamos cumprindo o nosso papel em relação à conscientização do controle social e esperamos que o Projeto contribua para o crescimento de jovens conscientes dos seus deveres e, principalmente, dos seus direitos”, afirma.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.