Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 13 de abril de 2024
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

“Sementes do Taquari”: Bracell e Imasul firmam parceria para manejo integrado do fogo em maior projeto de recuperação ambiental

Ação é parte da semana de eventos em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 de junho

Apresentação dos parceiros no projeto Semestes do Taquari/Foto – Bracell

Mato Grosso do Sul, 06 de junho de 2023 – A Bracell, empresa do grupo RGE, líder global na produção de celulose solúvel e que está em expansão no interior de Mato Grosso do Sul, mais uma vez reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável ao firmar parceria com o Governo de Mato Grosso do Sul para o  projeto “Sementes do Rio Taquari”,  maior iniciativa pública de recuperação ambiental em unidades de conservação, liderado pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).

José Márcio Bizon e Marisa Coutinho conversam com governador Eduardo Riedel / Foto-Geliel Oliveira

A Bracell entra como empresa parceira e atuará na proteção da biodiversidade com ações de prevenção a incêndios a partir deste ano, no Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, localizado na região Norte do estado.  Serão fornecidos serviços e equipamentos que ajudarão na proteção da

vegetação e da restauração direta em uma área de 1.300 hectares que estão com o solo degradado e precisam ser restaurados em um prazo de seis anos.

O gerente de Sustentabilidade da Bracell, João Augusti destaca que: “iniciativas público-privadas como essa são capazes de fomentar e garantir práticas de sustentabilidade que minimizem riscos à flora e fauna e perdas na vegetação nativa por incêndios que acarretem, inclusive, prejuízo para as economias locais. É um trabalho conjunto com governo, produtores, ribeirinhos, ambientalistas de mãos dadas para manutenção dessa região. Assim fortalecemos nosso propósito de que tudo o que fazemos deve ser bom para o país, o clima, as comunidades e os clientes, pois só assim será bom também para a Bracell”.

O Sementes do Taquari envolve ainda várias atividades no processo de restauração. Entre elas desviar as águas nas regiões das voçorocas e depois semear as espécies nativas, que farão a contenção e adubação do solo.

Distribuição de mudas equipe Bracell em Água Clara – Bracell/Foto: Bracell

“Na Bracell encontramos um parceiro essencial nesse processo e nas tarefas de prevenção e combate ao incêndio em todo o Parque”, acrescenta Rômullo Oliveira Louzada, fiscal ambiental e coordenador pelo projeto.

O lançamento do projeto aconteceu na programação da Semana do Meio Ambiente do Governo do Estado, durante solenidade com autoridades do Governo no Bioparque Pantanal em Campo Grande, nesta terça-feira (06).

Um-para-Um

A parceria da Bracell com o Imasul na Bacia do Taquari vem ao encontro com o “Compromisso Um-para-Um”, iniciativa inédita no Brasil, que contribui com a conservação das áreas de vegetação nativa em tamanho igual às áreas de plantio do eucalipto.

“O Um-para-Um consiste em nos comprometermos em conservar, proteger ou restaurar um hectare de floresta nativa para cada hectare plantado de eucalipto. É um dos nossos pilares principais, nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável em todas as nossas operações, processos e atividade”, reforça Marisa Coutinho, gerente de Relações Institucionais, Governamentais e com Comunidades da Bracell MS.

Distribuição de mudas no interior

A Bracell também participa em ações que celebram o Dia Mundial do Meio Ambiente no interior do Estado, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável junto às comunidades.

Foram doadas 200 mudas de ipê roxo, rosa e branco para os municípios de Água Clara e Santa Rita do Pardo. As mudas foram distribuídas à população e marcaram o início das atividades programadas para a Semana do Meio Ambiente, organizadas pelas prefeituras locais.

Distribuição de mudas equipe Bracell em Água Clara – Bracell/ Foto-Bracell

Sobre a Bracell

A Bracell é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, com operações industriais no Brasil, sendo em Camaçari, na Bahia, e em Lençóis Paulista, em São Paulo. Nestes estados a companhia mantém operações florestais e, desde 2021 vem expandindo essas atividades no estado de Mato Grosso do Sul. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Singapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos. A Bracell também é signatária dos princípios de empoderamento da ONU Mulheres.

Sobre a RGE

A RGE Pte Ltd gerencia um grupo de empresas com operações globais de manufatura baseadas em recursos naturais. As atividades vão desde o desenvolvimento e a colheita de recursos sustentáveis, até a criação de diversos produtos com valor agregado para o mercado global. O compromisso do grupo RGE com o desenvolvimento sustentável é a base de suas operações. Todos os esforços estão voltados para o que é bom para a comunidade, bom para o país, bom para o clima, bom para o cliente e bom para a empresa. A RGE foi fundada em 1973 e seus ativos atualmente ultrapassam US$ 30 bilhões. Com mais de 60.000 funcionários, o grupo tem operações na Indonésia, China, Brasil, Espanha e Canadá, e continua expandido para envolver novos mercados e comunidades. www.rgei.com

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.