Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 20 de junho de 2024
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Ação que pode tornar Bolsonaro inelegível está pronta para julgamento

O ministro Benedito Gonçalves liberou o processo para julgamento pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral, o TSE. Ação é movida pelo PDT

(crédito: EVARISTO SA/AFP)

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Benedito Gonçalves liberou ação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para ser apreciada em plenário. Ele é investigado por abuso de poder político e econômico e pode se tornar inelegível por até oito anos. Há expectativa que o processo seja julgado em breve. Cabe ao presidente do TSE, o ministro Alexandre de Moraes, marcar a data para a análise da pauta. As informações foram confirmadas pela CBN.

A ação, movida pelo PDT, é referente à reunião com embaixadores, em julho do ano passado, em que o ex-presidente colocou dúvidas sobre a lisura do sistema eleitoral, sem apresentar provas.

A reunião foi transmitida pelas redes sociais e pela TV Brasil. Bolsonaro, à época, atacou os ministros Luís Roberto Barroso e Edson Fachin, ambos do Supremo Tribunal Federal (STF) e do TSE, em uma tentativa de desacreditar o resultado da votação eleitoral, que ocorreria meses depois.

“Quando se fala em eleições, vem à nossa cabeça transparência. E o senhor Barroso e o senhor Edson Fachin começaram a andar pelo mundo me criticando, como se eu estivesse preparando um golpe. É exatamente o contrário o que está acontecendo”, argumentou, na ocasião.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.